Proposta Pedagógica - Colégio Expoente

Proposta Pedagógica

Nossa Proposta Pedagógica

O Colégio Expoente promotor da educação de diferentes gerações é constituído por uma herança cultural, incorporando os conhecimentos e criações historicamente construídas, promovendo a humanização dos seus alunos.
Propositor de uma educação acolhedora que desenvolve com excelência os conhecimentos teóricos, técnicos, práticos, culturais, afetivos, sociais - entre outros, é formadora de cidadãos íntegros que se tornam vencedores em sua comunidade, no mercado de trabalho e na família.
A proposta de ensino possibilita a apropriação, pelo aluno, das competências e habilidades com vistas à, coletivamente, gerar respostas aos problemas que povoam o seu cotidiano de demandas e solicitações.
Estimula, no processo de ensino-aprendizagem, a contextualização, conectando o aluno com seu cotidiano, com sua realidade existencial, aproveitando as ricas possibilidades de aprendizagem que ele possa ter nas suas relações familiares e sociais fora da Escola. A abordagem multi e interdisciplinar dos clássicos componentes curriculares incentiva uma compreensão ampla do mundo que cerca o aluno; a transversalidade figura, assim, como abordagem mediadora cruzando os saberes.
Para o Colégio Expoente, aprender provoca mudanças de comportamento do aluno, leva à reflexão sobre a própria prática e transforma o aprender em atividade prazerosa. As situações de aprendizagem solicitam diversas trilhas para que seja viabilizada a aprendizagem, dando ênfase à realização de tarefas.
Há um importante papel da família em aproveitar as oportunidades de aprendizagem que surgem a todo instante e em estimular o aluno a decifrar os problemas que o cotidiano lhe apresenta. Esta proposta pedagógica ressalta a importância da orientação à família para que a vivência em sala de aula chegue até a casa do aluno com explicitação bem delineada aos pais e/ou responsáveis, instrumentalizando-os para a plena compreensão do que a Escola propõe.
O Colégio Expoente, alinhando-se à compreensão de que existem itinerários para a aprendizagem, delineadas ao longo da história acadêmica do aluno, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, concebe o processo de aprendizagem, como um espiral - concepção essa que se iguala à BNCC, ao explicitar as competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo da Educação Básica.

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